BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Seu alimento faz a diferença, sua atitude preserva a saúde.

Aspectos nutricionais e orientações gerais para a COVID-19

Ainda com fonte de infecção desconhecida, a transmissão inter-humana (pessoa a pessoa) foi rapidamente comprovada e continua sendo responsável pela continuidade da propagação da doença. Desde então, o surto adquiriu uma dimensão pandêmica, com casos confirmados em mais de 100 países, incluindo o Brasil.


Sabemos que um estado nutricional adequado e uma boa hidratação contribuem de modo significativo para uma melhor atuação do sistema imunitário, aumentando as defesas na prevenção de infecções ou acelerando a recuperação dos indivíduos infectados. Além disso, a manutenção de bons hábitos de higiene são essenciais para evitar a propagação do vírus.


"Fique por dentro das recomendações relativas ao pré-preparo, preparo e o consumo de alimentos."

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: - Gotículas de saliva; - Espirro; - Tosse; - Catarro; - Toque ou aperto de mão; - Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A COVID -19 pode ser transmitida através de alimentos?

Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não existe, até ao momento, evidência de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozidos ou crus.

Mas, existem recomendações relativas ao pré-preparo, preparo e o consumo de alimentos relacionadas a prevenção do coronavírus, uma vez que, a sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa por contato próximo com infectados pelo vírus ou superfícies e objetos contaminados.


1) A desinfecção apropriada dos balcões da cozinha e das mesas antes de cozinhar, com produtos apropriados, como o hipoclorito de sódio ou água sanitária (na diluição de 1 colher de sopa destes produtos para 1 litro de água) e álcool gel a 70%.


2) Lavar adequadamente os alimentos crus e colocá-los de molho em uma mistura de água e hipoclorito de sódio ou água sanitária (uma colher de sopa do produto na concentração de 2,0% ou 2,5% - ou duas colheres de sopa de hipoclorito na concentração de 1% - para cada litro de água). Os alimentos devem ficar imersos nesta solução por dez minutos e depois serem enxaguados com água filtrada.


3) Após ida às compras, lave as mãos ou passe álcool em gel, principalmente se forem usados o carrinho de compras, dinheiro, sacolas e as embalagens dos produtos. Tente não manipular itens nas prateleiras. Parte da experiência de compra é sentir, tocar e manipular o produto, isso pode aumentar a probabilidade de um patógeno ser depositado ou adquirido no produto.


4) Os consumidores com deficiência imunológica devem considerar a compra de frutas e legumes pré-embalados como uma medida adicional de cautela ou optar por comer frutas e legumes cozidos neste momento.


5) Todos os itens comprados devem ser higienizados cuidadosamente antes do armazenamento em armários e geladeira. Usar o álcool gel a 70% ou hipoclorito de sódio conforme diluição já descrita acima.


Estas recomendações podem ser particularmente relevantes para adultos e crianças que estão em isolamento social devido à COVID-19, pois são muitos os estímulos para um consumo alimentar excessivo como, por exemplo, a escolha de alimentos com elevada densidade energética (bebidas açucaradas, doces, chocolates, salgadinhos de pacote) e ao fato das pessoas estarem confinadas em casa com excesso de tempo livre e redução da atividade física habitual.


O que posso fazer para me proteger e evitar transmitir para outras pessoas?

Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos a respeito do COVID-19 e faça o seguinte para cuidar da sua saúde e proteger a dos outros:


1) Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool para matar vírus que podem estar nas suas mãos.


2) Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir e tiver a doença.


3) Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.


4) Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.


5) Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local, porque elas sempre terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.


6) Pessoas doentes devem adiar ou evitar viajar para as áreas afetadas por coronavírus.


7) Os viajantes que retornam das áreas afetadas devem monitorar seus sintomas por 14 dias e seguir os protocolos nacionais dos países receptores; e se ocorrerem sintomas, devem entrar em contato com um médico e informar sobre o histórico de viagem e os sintoma.


8) Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.


8) Durma bem e tenha uma alimentação saudável.


Cuide da sua saúde e da saúde do próximo!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial




Extraído e adaptado de:

http://www2.ebserh.gov.br/documents/16756/4979882/MANUAL+DE+ORIENTA%C3%87%C3%95ES+NUTRICIONAIS+DURANTE+O+COVID.pdf/12dba32f-be2e-41ee-839f-abd2713716af


https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/


https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger


31 visualizações

A Vitgold oferece uma linha completa de suplementos vitamínicos importados. Presente no Brasil desde 1994, conheça e leve para o seu dia a dia a qualidade que completa você!​

SAC 0800-083-0359

Whatsapp (19) 98329-8671

  • Facebook
  • Instagram

DLW Industria e Comercio Ltda. - CNPJ: 00.302.796/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2019