BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Saúde Mental e Física em tempos de Pandemia.

Atualizado: Jul 10

Este é um momento em que as pessoas estão mais susceptíveis a oscilações de humor, sedentarismo e maus hábitos alimentares. Além do medo de contrair a doença, a COVID-19 tem provocado sensação de insegurança em todos aspectos da vida, o que ocasionalmente interfere na saúde mental em diversas formas.


Portanto essa situação de estresse pode nos expor de forma negativa a manifestações físicas, emocionais, comportamentais, cognitivas e sociais.

Nesse contexto é importante mantermos algumas rotinas e priorizar nossa saúde.


Um comportamento sedentário, por exemplo, pode ser ainda pior. Isso porque a prática de atividade física melhora o sistema imunológico, pode ajudar na regulação do sono e humor e ainda contribui para a prevenção de doenças crônicas, como por exemplo a obesidade, diabetes e hipertensão.


Nesse sentido, manter a prática de atividade física ajudará no retorno das atividades de vida diária, após o período crítico de disseminação do novo Coronavírus. E as vantagens valem para crianças, adultos e idosos. Então, empurre os móveis da sala e aproveite o espaço para se movimentar!


Assim, a Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais, do Ministério da Saúde, orienta que para cada faixa etária existe um tipo de prática adequada.


Menores de 2 anos:

De acordo com a Coordenação do Ministério, as atividades físicas podem ter qualquer intensidade e devem ser distribuídas ao longo do dia. A música é um bom incentivo para esses movimentos, assim como os momentos de brincadeira com a família. Exemplo: rastejar, engatinhar, manipular objetos e texturas, correr ou andar.


Entre 3 e 4 anos:

As atividades físicas já podem ter maior intensidade e serem estimuladas por meio de histórias infantis, músicas ou brincadeiras cantadas, que incentivem as crianças a usarem a criatividade e a imaginação. Exemplo: subir e atravessar objetos, dançar, pular corda, brincar de esconde-esconde.


Mais de 5 anos:

As atividades físicas ganham ainda mais intensidade e podem ser realizadas por meio de jogos, brincadeiras e danças. Vale também brincar de esconde-esconde, de mímica, criar coreografias, pular corda, elástico e amarelinha. Videogames que estimulam os movimentos corporais também são bem-vindos.


Para todas as faixas etárias das crianças, é essencial que o tempo em frente às telas (tablets, celulares e televisão) seja reduzido ao máximo possível e seja substituído por atividades físicas, como as citadas acima.

Adultos

São recomendadas atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que podem ser realizadas no tempo livre ou durante os afazeres domésticos.


Vale dançar, pular corda, subir escadas...

Para quem está em home office durante a pandemia, é importante evitar longos períodos sentado. Levante-se de tempos em tempos para se movimentar, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa.


Para os iniciantes em qualquer atividade física, é recomendável começar pelas mais leves. Os exercícios de alongamento e relaxamento podem ser realizados em casa, sem a necessidade de muito espaço, como no chão ou em pé. Da mesma forma, podem ser feitos os exercícios de fortalecimento que envolvem grandes grupos musculares, como se sentar e se levantar de uma cadeira ou agachar para levantar objetos com pouco peso (1 a 2 kg).


É importante sempre respeitar os limites do próprio corpo. Para adultos que já têm contato com a atividade física, é hora de adaptar os exercícios em casa ou diversificar as atividades. Além disso, mantenha sempre o corpo hidratado e beba água várias vezes ao dia.


Idosos

Eles podem realizar alongamentos simples e exercícios de fortalecimento muscular. Alguns exemplos que podem ser feitos dentro de casa são: levantar-se e sentar-se na cadeira algumas vezes seguidas, subir escadas, agachar para pegar objetos ou carregar sacolas com pouco peso. Sempre respeitando os limites do próprio corpo.


Por ser a faixa etária com maior risco, os idosos necessitam de mais atenção e devem ficar em casa o máximo de tempo possível. Manter o corpo ativo ajudará a ter disposição para fazer as atividades rotineiras após o período de isolamento.


Salientamos a importância de um profissional de Educação Física para iniciantes e/ou para um planejamento de treinos a médio e longo prazo, ajustando volumes e intensidade.

Não podemos esquecer da Alimentação!


Uma rotina alimentar saudável proporciona um melhor funcionamento do organismo, fortalecimento do sistema imunológico e manutenção de uma mente saudável, pois pode influenciar a qualidade do sono e a ansiedade.

Quando a gente fala da alimentação, percebemos que existem pessoas que para lidar com certas situações recorrem à comida, e por esse momento ser totalmente atípico, para a maioria das pessoas é mais complicado manter a alimentação saudável, e acabam optando por alimentos mais confortáveis que tragam sensação de prazer, como alimentos mais doces e gordurosos.


Algumas dicas são valiosas para mantermos uma alimentação equilibrada:

- Preparar a própria comida interfere positivamente na rotina alimentar, estimula a criatividade, desenvolve a autoconsciência daquilo que se esta comendo e também é uma opção para controle de estresse, planejar um jantar ou fazer uma receita nova pode melhorar a capacidade de organização, amenizar o tédio e melhorar o vínculo familiar por ser um momento que pode ser realizado com todos os integrantes da família.


- O momento não é propício para dietas restritivas (caso não haja indicação médica) visto que a restrição pode acarretar em momentos de compulsão alimentar seguidos por frustração e, consequentemente, mudanças negativas no estado emocional, uma boa alimentação tem como base o equilíbrio, o respeito a si mesmo, ao seu tempo e ao seu corpo, atentar-se aos sinais de fome e tentar atendê-los de forma saudável.


- Evite o excesso de alimentos estimulantes como álcool, café, energético e alguns chás, pois podem aumentar o estresse e prejudicar o sono.


- Ao se alimentar prefira alimentos naturais, pois seus nutrientes possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias importantes para a imunidade.


- Alimentos ultra-processados (biscoitos, refrigerantes, salgadinhos, etc.), devem ser consumidos com moderação, pois são pouco nutritivos.


- Alguns chás como camomila, alecrim, maracujá e capim limão são considerados relaxantes naturais, sendo uma boa opção de ceia antes de dormir.


- Comer alimentos gordurosos à noite pode resultar em mal estar gástrico e um possível sono de má qualidade, visto que estes alimentos demoram mais para serem digeridos.

Não é porque estamos em casa que os horários das refeições não devam ser respeitados. Mantenha a rotina de fazer as principais refeições do seu dia, café da manhã, almoço e jantar, adequadamente. Como se estivesse na rotina anterior.


Se ao longo do dia você sentir a necessidade de fazer algum lanche, a orientação para pequenas refeições é a mesma para as principais: privilegiar alimentos in natura ou minimamente processados, limitar os processados e evitar os ultra-processados.



Frutas frescas ou secas, castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar, são excelentes alternativas, além de prático, né?

Vamos priorizar nossa saúde em todos os aspectos.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


Extraído e adaptado de:

http://www.gasparvianna.pa.gov.br/site_novo/wp/wp-content/uploads/2020/06/Estrat%C3%A9gias-para-saude-mental-em-tempos-de-pandemia.pdf

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/como-fica-a-pratica-de-atividade-fisica-durante-a-pandemia-de-coronavirus

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/coronavirus-como-se-manter-saudavel-quando-ficar-em-casa-e-a-sua-unica-opcao

27 visualizações

A Vitgold oferece uma linha completa de suplementos vitamínicos importados. Presente no Brasil desde 1994, conheça e leve para o seu dia a dia a qualidade que completa você!​

SAC 0800-083-0359

Whatsapp (19) 98329-8671

  • Facebook
  • Instagram

DLW Industria e Comercio Ltda. - CNPJ: 00.302.796/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2019