BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Quais são os principais sintomas de intolerância à lactose? Descubra aqui!


Você sente desconforto gástrico sempre que consome leite, derivados ou preparações que contêm esse ingrediente? Saiba que esse é um dos sintomas de intolerância à lactose. Mas o que isso quer dizer?


Essa é uma condição que se caracteriza pela dificuldade do organismo em digerir a lactose, que nada mais é do que o açúcar do leite. As causas podem variar, mas os sinais dessa enfermidade são sempre os mesmos. Além disso, muitas pessoas ainda a confundem com a alergia.


Quer saber mais sobre a intolerância à lactose? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Confira!


Descubra as causas da intolerância à lactose

A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir esse açúcar por conta da falta de lactase — uma enzima produzida no intestino que quebra a molécula de lactose para ser absorvida. Sendo assim, temos alguns motivos para a deficiência dessa substância.


Um deles é a deficiência congênita, em que o portador já nasce sem conseguir produzir a lactase. A outra é a secundária, que se dá pela redução da fabricação da enzima como consequência de outras enfermidades que afetam o intestino, como doença celíaca ou síndrome do intestino irritável.


A diminuição da produção dessa enzima é uma das causas mais comuns e pode atingir qualquer pessoa. Quando bebês, produzimos a lactase para digerir o leite materno. Conforme crescemos e a necessidade de consumir o leite diminui, a

fabricação da enzima também é reduzida.


Conheça os sintomas da intolerância à lactose

Os sintomas são relacionados ao trato gastrointestinal. Isso acontece porque, ao não ser digerido, esse açúcar serve de alimento para as bactérias do intestino. Os intolerantes passam a ter os sintomas de 30 minutos a 2 horas após o consumo de alimentos com lactose. Os inconvenientes são:

  • flatulência;

  • dor e distensão abdominal;

  • náuseas e vômitos;

  • diarreia;

  • assaduras na região anal.


Entenda a diferença entre intolerância e alergia

Como sabemos, a intolerância à lactose se dá pela carência de lactase. Já a alergia à proteína do leite, como o próprio nome já diz, é um processo alérgico e inflamatório que o organismo desenvolve contra a proteína desse alimento.

Ou seja, são condições bem diferentes e com reações também distintas.


Geralmente, a alergia é diagnosticada na infância e pode ser curada de acordo com o crescimento da criança. Lembramos que é importante o acompanhamento médico em ambos os casos.


Saiba mais sobre o tratamento

O tratamento da intolerância à lactose constitui na suspensão do consumo dos alimentos que contêm esse açúcar, pelo menos, até a estabilização do quadro.


Hoje em dia, existem diversos produtos sem lactose, como leite, queijos, iogurtes e outros, que passaram previamente pelo processo da quebra da lactose e, dessa forma, podem ser ingeridos por quem é intolerante.


Além disso, a enzima lactase já está disponível no mercado — em comprimido, pó ou líquido — para ser tomada quando o portador dessa deficiência quiser consumir os alimentos com lactose. É importante dizer que o diagnóstico e o tratamento são dados pelo médico gastroenterologista.


Os sintomas de intolerância à lactose são bem desconfortáveis e incômodos. No entanto, é possível ter uma vida normal e saudável, seguindo o tratamento corretamente. Portanto, se você acha que pode ser intolerante à lactose, procure por ajuda médica especializada.


Nosso post ajudou você? Que tal dividir mais este conhecimento com seus amigos? Basta compartilhar nas suas redes sociais!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

#alho, #antioxidante, #cálcio, #century, #collagen, #CompletaVocê, #coq10, #habitossaudaveis, #healthylifestyle, #magnesio, #maissaude, #melhoraeprolongaavida, #multivitaminico, #omega, #omegavegetal, #prevenção, #reeducaçãoalimentar, #saudeebemestar, #sejasaudavel, #suplementaçãonutricional, #suplementos, #vidasaudavel, #vitaminac, #vitaminas, #Vitgold, #vitgoldbrasil

0 visualização

A Vitgold oferece uma linha completa de suplementos vitamínicos importados. Presente no Brasil desde 1994, conheça e leve para o seu dia a dia a qualidade que completa você!​

SAC 0800-083-0359

Whatsapp (19) 98329-8671

  • Facebook
  • Instagram

DLW Industria e Comercio Ltda. - CNPJ: 00.302.796/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2019