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Cálcio para intolerantes à lactose.


O cálcio desempenha vários papéis importantes em nosso corpo — especialmente na saúde óssea e dentária. Todavia, alimentos ricos nesse nutriente geralmente vêm na forma de produtos lácteos, como leite e queijo, e isso coloca algumas pessoas em desvantagem. A boa notícia é que existem fontes de cálcio para intolerantes à lactose.


A dose diária recomendada de cálcio é de cerca de 1.000 mg para homens e 1.200 mg para mulheres. É possível atender a essas necessidades incluindo ou aumentando o consumo de certos alimentos em sua dieta. Conheça agora ótimas alternativas!


Amêndoas

Essa oleaginosa não é apenas deliciosa e fonte de proteína, vitamina E e potássio. É também uma das fontes mais concentradas de cálcio. Um punhado de amêndoas fornece, em média, 75 mg de cálcio.


Apenas não é recomendado exagerar na quantidade, pois, apesar de saudável, esse alimento é rico em calorias.


Gergelim

A semente de gergelim ficou conhecida por auxiliar na perda de peso graças a sua alta concentração de fibras, conhecidas por aumentar a saciedade.

Entretanto, o que muitos não sabem é que ela também é rica em cálcio.


Em duas colheres de sopa há 180 mg desse mineral, o que é, aproximadamente, o mesmo que uma xícara de iogurte ou um pedaço de queijo.


Sardinha

Assim como o salmão, essa variedade é rica em cálcio, graças aos seus ossos macios e comestíveis. Ele ainda possui outros nutrientes importantes, por exemplo, proteínas e ácidos graxos ômega 3.


Pode ser consumido assado, cozido ou grelhado. Uma porção de 100 gramas fornece 500 mg do mineral.



Semente de chia

A chia é repleta não só de proteínas e ferro, mas também cálcio e magnésio, o que faz dela um alimento maravilhoso para a saúde e a força dos ossos. Além disso, é rica em fibras, zinco, ômega 3 e vitamina E. Suas sementes contêm mais de 200 mg de cálcio em apenas duas colheres de sopa.



Vegetais folhosos

Couve, brócolis, agrião e outros vegetais de folhas verdes escuras são especialmente ricos em cálcio, fornecendo mais de 100 mg por porção.

Receitas como saladas, sucos, sopas ou outras preparações são ótimas opções.


Suplementos

Embora o consumo de uma dieta saudável e equilibrada possa ajudar a aumentar sua ingestão de cálcio, os níveis mais baixos presentes em certos alimentos ainda têm o potencial de causar deficiências. Portanto, os suplementos alimentares podem ser uma maneira fácil e prática de garantir que você esteja ingerindo cálcio suficiente em sua dieta.


Apenas fique atento e opte pelos isentos de lactose. Uma alternativa é o obtido da concha da ostra. Escolha os que incluem vitamina D para uma melhor absorção.

Na ausência de laticínios na alimentação, a deficiência de cálcio pode ser mais provável e, como resultado, provocar fraqueza esquelética ou fraturas. Assim, quem não consome esses produtos deve conhecer as fontes de cálcio para intolerantes a lactose e buscar incluir essas opções em seu dia a dia.


Agora que você já sabe da importância do cálcio em sua vida, não descuide da sua saúde. Caso tenha dúvidas sobre esse ou outros nutrientes, entre em contato conosco, teremos prazer em atender você!


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