BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Óleo de Prímula, ameniza os efeitos da TPM.

A mulher moderna em toda sua independência procura cada dia ser mais equilibrada em suas ações para atingir seus objetivos pessoais e profissionais, as alterações hormonais muitas vezes não são boas aliadas nesse contexto de vida.


A síndrome pré-menstrual é caracterizada por irritabilidade, ansiedade, edema (inchaço), depressão, mastalgia (dor nas mamas) e cefaleia que surgem entre 7 a 10 dias antes e geralmente desaparecem horas após a chegada da menstruação.


As possíveis causas ou fatores que contribuem incluem problemas endócrinos (p. ex., hipoglicemia, outras alterações no metabolismo de carboidratos, hiperprolacti-nemia, flutuações nos níveis circulantes de estrogênio e progesterona), predisposição genética, deficiência de serotonina, deficiências de magnésio e cálcio.


Por se tratarem de alterações transitórias muitos médicos têm indicado o tratamento por vias alternativas como o incentivo a prática de atividade física e uma alimentação adequada com o suporte de suplementos ricos em óleos essenciais como o prímula, borragem e magnésio.


Os óleos essenciais ricos em Ômega 6 se destacam não só na diminuição de sintomas da tensão pré-menstrual mas também para a saúde da pele e do coração, na manutenção da pressão arterial e colesterol sanguíneo.

De onde vem o Óleo de Prímula

O óleo de prímula é extraído da semente da espécie de planta Oenothera biennis, conhecida como prímula ou “evening primrose” = estrela do entardecer. Este nome provém da característica de suas flores abrirem ao entardecer, originária da América do Norte e tem seu uso conhecido para tratamentos alternativos em saúde por reduzir os efeitos colaterais se comparado ao tratamento farmacológico.

O óleo de prímula é rico principalmente nos ácidos graxos poliinsaturados, ácido linoleico (LA) e ácido gama linoleico (GLA) mas apresenta também em outros ácidos graxos como o esteárico, palmítico e oleico que também oferecem benefícios interessantes ao organismo como é o caso do ácido oleico conhecido por estar ligado a diminuição do risco cardiovascular. Segundo Rezapour-Firouzi S,Arefhosseini SR,et al.,2015 o óleo das sementes de prímula é utilizado em mais de 30 países como um suplemento nutricional, contribuindo para uma boa qualidade de vida.


Entenda a importância dos óleos essenciais

Para dar confiabilidade ao uso cotidiano de óleos essenciais como o prímula, é interessante compreender um pouco da importância do ácido gama linoleico (GLA) nas reações orgânicas. O GLA apresenta diversas funções no organismo, sendo a principal delas a regulação da síntese de prostaglandinas. No organismo, o GLA é facilmente convertido a prostaglandinas da série E1 (existem também da série E2e E3). As prostaglandinas de série E1 (PGE1) são substâncias tipo hormônios com propriedades anti-inflamatória, que exercem efeito regulador dos hormônios sexuais femininos, estrógenos, progesterona e prolactina.


Níveis baixos de GLA e de seus metabólitos resultam em uma redução dos níveis de PGE1 (anti-inflamatórias) e levam a uma exagerada resposta do organismo à prolactina com consequente aumento de metabólitos pró-inflamatórios.


Níveis baixos de GLA influenciam a regulação de hormônios femininos e liberação de neurotransmissores cerebrais, o que explica principalmente as alterações de humor que as mulheres enfrentam no período pré-menstrual, demonstrando a importância de um aporte adequado desse ácido graxo essencial. (Adaptado de: Santos & Lopes/ Uningá Review. Tensão pré-menstrual (tpm): fitoterapia baseada em evidências.V.24,n.3,pp.139-145(Out-Dez 2015)


Além de equilibrar o humor tem mais benefícios

Os ácidos graxos essenciais também estão envolvidos na manutenção da integridade da pele por modularem respostas imunológicas e inflamatórias e quando estão em deficiência deixam a pele mais propensa ao desenvolvimento de lesões secas, escamosas e avermelhadas e com menor elasticidade.


Erupções cutâneas são comuns no período pré-menstrual mas em outras situações de patologias cutâneas como é o caso da dermatite atópica, (doença inflamatória crônica que se caracteriza por anormalidade na barreira cutânea e um processo imunológico, com sintomas de pruridos e lesões na pele, que tendem a se manifestar nos primeiros anos de vida) também é relatado de forma positiva o consumo de óleo de prímula como coadjuvante na diminuição de sintomas relativos ao quadro inflamatório.


O bom aporte de GLA na alimentação e o aumento da produção das prostaglandinas do tipo E1 de caráter anti-inflamatório também trazem benefícios ao coração pois a ajudam a prevenir a formação de trombos nas paredes dos vasos sanguíneos, reduzir os níveis de colesterol, auxiliar na manutenção da pressão arterial, entre outras ações.


Os homens também se beneficiam

Diante dos benefícios relacionados até aqui é importante salientar que o óleo de prímula também é indicado a saúde da mulher e do homem em idade mais madura que experimentam alterações hormonais nas fases do climatério, menopausa para mulheres e andropausa nos homens, por proporcionar benefícios importantes do ponto de vista hormonal e de saúde cardiovascular que são apresentadas nesse período de vida.


O óleo de prímula é uma ótima opção para a busca contribuição adequada de óleos essenciais, que são chamados “essenciais” porque precisam ser ingeridos na alimentação e dessa forma proporcionar o equilíbrio que o nosso organismo necessita nas diversas fases da vida. A busca de um caminho de saúde física e mental passa invariavelmente por uma alimentação/suplementação equilibrada.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial



Referências:

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/anormalidades-menstruais/s%C3%ADndrome-pr%C3%A9-menstrual-spm

HONORATO, K.; VEIGA, R. Vitex Agnus-castus l., Oenothera biennis l., Curcuma longa l., como tratamento alternativo na síndrome da tensão pré-menstrual (tpm). Brazilian Journal of Natural Sciences, v. 2, n. 2, p. página 86, 21 maio 2019.

Santos & Lopes/ Uningá Review. Tensão pré-Menstrual (tpm): fitoterapia baseada em evidências. V.24,n.3,pp.139-145(Out-Dez 2015)

Revista Brasileira de Nutrição Funcional - ano 14, nº58, 2014. Abordagem nutricional funcional no tratamento de dermatite atópica.

https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/48a6cb30ab7bfbc2f0d589da63cfe4f4.pdf


https://www.revistasuplementacao.com.br/impresso/detalhes/2548-entenda-tudo-sobre-andropausa-e-menopausa.html#:~:text=Os%20homens%20tamb%C3%A9m%20t%C3%AAm%20a%20fase%20deles%2C%20chamada%20de%20andropausa&text=Ao%20chegar%20aos%2035%20anos,menopausa%20e%20a%20p%C3%B3s%2Dmenopausa.


http://www.bjns.com.br/index.php/BJNS/article/view/54


A Vitgold oferece uma linha completa de suplementos vitamínicos importados. Presente no Brasil desde 1994, conheça e leve para o seu dia a dia a qualidade que completa você!​

SAC 0800-083-0359

Whatsapp (19) 98329-8671

  • Facebook
  • Instagram

DLW Industria e Comercio Ltda. - CNPJ: 00.302.796/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2019