BLOG VITGOLD

  • Vitgold

O papel da suplementação no tratamento da anemia


A anemia é muito comum em todo o mundo e ocorre quando há um nível reduzido de hemoglobina em nossos glóbulos vermelhos — também conhecidos como hemácias. Para o tratamento da anemia, é necessário identificar o tipo de deficiência. Isso porque ela pode ser provocada por diversos nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.


Ainda que existam diferentes tipos, a carência ferropriva é a mais frequente, e acontece quando o organismo não tem quantidades suficientes de ferro. As nossas células necessitam desse mineral para produzir hemoglobina, uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio até os tecidos.


Mesmo sendo uma condição frequente, muitas pessoas não sabem que têm anemia e sofrem por anos com suas complicações. Saiba agora quais são as causas, de que forma ela prejudica a nossa qualidade de vida e como fazer o tratamento de anemia!


Como ela afeta nossa saúde?

A contagem baixa de glóbulos vermelhos diminui a oferta de oxigênio, o que causa vários sintomas. No início pode não haver queixas, pois o corpo tenta se adaptar e compensar a mudança. Nesse caso, os sinais não estão presentes até que o quadro se torne mais grave.


Os principais sintomas da anemia incluem:

  • fadiga;

  • redução da energia;

  • sonolência;

  • fraqueza;

  • tontura;

  • falta de ar;

  • palpitações;

  • inchaço ou dor na língua;

  • pulso fraco ou irregular;

  • dores de cabeça;

  • mãos e pés frios;

  • palidez;

  • unhas fracas e quebradiças.

Quais são as causas da anemia?

Existem muitas razões pelas quais alguém pode sofrer de escassez de ferro. Conheça agora as principais:


Ingestão inadequada

Consumir pouco ferro durante um longo período de tempo causa uma escassez em nosso corpo. Alimentos como carne vermelha, ovos e alguns vegetais de folhas verdes são ricos nesse mineral. Já que ele é essencial durante os períodos de rápido crescimento e desenvolvimento, as mulheres grávidas e as crianças podem precisar de mais fontes em sua dieta.


Menstruação e parto

O sangramento menstrual intenso e a perda de sangue durante o parto são as causas mais comuns de anemia ferropriva em mulheres em idade fértil.


Incapacidade de absorção

Certos distúrbios ou procedimentos que afetam o intestino são capazes de interferir na absorção do ferro. Nesses casos, ainda que a pessoa receba a quantidade suficiente por meio da dieta, a doença celíaca ou a cirurgia intestinal limitam a fração que o corpo pode reter.


Sangramento interno

Certas condições médicas podem causar hemorragia interna e levar à deficiência de ferro. Exemplos incluem uma úlcera no estômago, pólipos ou câncer no intestino. O uso excessivo de alguns analgésicos também pode causar sangramento estomacal.


Quais são os tipos de tratamento?

Para corrigir a deficiência de ferro, além do consumo das principais fontes desse mineral, geralmente, é necessário fazer uso de complementos orais.


Existem diversos tipos diferentes de suplementos alimentares, incluindo comprimidos, cápsulas e gotas. O objetivo deles é tratar os sintomas, aumentando os níveis de ferro e hemoglobina disponíveis.


A dose diária recomendada e a duração do tratamento variam individualmente, e é indicada pelo médico ou nutricionista. Normalmente, leva entre 1 semana e 1 mês para que a melhora dos sintomas seja notada. Por isso, é importante não suspender o uso e observar possíveis efeitos colaterais. Em caso de dúvidas ou preocupações, é indicado conversar com o profissional de saúde.


Hoje em dia, o mercado oferece complexos vitamínicos que contêm diversas vitaminas e minerais que atuam no tratamento de anemia. Essas fórmulas visam corrigir carências ou preveni-las. Entretanto, na hora de adquirir esses produtos, é importante buscar uma empresa confiável que trabalhe com matéria-prima de qualidade.


Agora que você já sabe tudo sobre anemia e os benefícios da suplementação desse nutriente, não descuide da sua saúde. Para receber em primeira mão nossos conteúdos, não se esqueça de assinar a nossa newsletter!


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

#alho, #antioxidante, #cálcio, #century, #collagen, #CompletaVocê, #coq10, #habitossaudaveis, #healthylifestyle, #magnesio, #maissaude, #melhoraeprolongaavida, #multivitaminico, #omega, #omegavegetal, #prevenção, #reeducaçãoalimentar, #saudeebemestar, #sejasaudavel, #suplementaçãonutricional, #suplementos, #vidasaudavel, #vitaminac, #vitaminas, #Vitgold, #vitgoldbrasil

4 visualizações

A Vitgold oferece uma linha completa de suplementos vitamínicos importados. Presente no Brasil desde 1994, conheça e leve para o seu dia a dia a qualidade que completa você!​

SAC 0800-083-0359

Whatsapp (19) 98329-8671

  • Facebook
  • Instagram

DLW Industria e Comercio Ltda. - CNPJ: 00.302.796/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2019