BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Licopeno, tudo o que você precisa saber.

Atualizado: Abr 13


Resumo da Matéria:

  • O licopeno é um carotenoide responsável pela coloração vermelho/alaranjada de frutas e vegetais, um nutriente que nosso corpo não produz.

  • É um excelente antioxidante e tem um efeito protetor direto contra os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento celular precoce e minimizando o surgimento de doenças crônicas.

  • O licopeno, apesar de ser conhecido como um nutriente que auxilia na saúde masculina, especificamente à próstata, também auxilia na prevenção de doenças cardíacas e no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.


O Lycopeno é um suplemento nutricional que possui em sua composição 10 mg do nutriente Licopeno, que é proveniente do tomate. Esse nutriente, que é um carotenoide, é responsável pela coloração vermelho/alaranjada de frutas e vegetais nas quais está presente.


Ele pode ser encontrado em um número limitado de alimentos: o tomate e seus derivados são as melhores fontes, mas há também outras contribuições dietéticas dessa substância, como o mamão, a goiaba vermelha, a pitanga, repolho roxo, pimentão vermelho, caqui e a melancia.


Nosso organismo não é capaz de produzir esses carotenoides, dessa forma eles são obtidos exclusivamente por meio da dieta alimentar e/ou suplementação nutricional.

Quais os benefícios da ingestão do Lycopeno?


Lycopeno é um excelente antioxidante e tem um efeito protetor direto contra os radicais livres. Dessa forma protege nossas células contra lesões e perda da integridade celular, prevenindo assim o envelhecimento celular precoce e minimizando o surgimento de doenças crônicas.


Vários estudos vêm demonstrando uma relação inversa entre o consumo de alimentos fontes de licopeno e risco de câncer (incluindo câncer de mama e próstata) e doenças cardiovasculares.



O nutriente tem ainda um papel de destaque em relação a saúde da próstata, sendo útil nas hiperplasias benignas da próstata (HBP) e ainda na prevenção do câncer de próstata, uma vez que estudos apontam que ele é um eficiente inibidor da proliferação celular.


Esses autores apontam também que há evidências de que o aparecimento do câncer de próstata é favorecido pelos hábitos alimentares ocidentais, como o consumo de alimentos hipercalóricos e hiperlipídicos (rico em gorduras), principalmente as gorduras saturadas, assim como pobre em vitamina E, selênio, licopeno e fibras. Portanto enfatizamos a importância de uma alimentação equilibrada e variada em nutrientes.


Como devo tomar o Lycopeno?


O Lycopeno deve ser ingerido diariamente, sendo duas cápsulas ao dia durante a principal refeição. As cápsulas são bem pequenas, sendo de fácil ingestão. Ela se torna mais biodisponível, ou seja, sua absorção é facilitada se ingerida com uma fonte de gordura.


O Lycopeno possui alguma contraindicação?


Lycopeno não possui contra indicações por ser um suplemento alimentar, que tem a função de complementar a alimentação com o nutriente Licopeno. Entretanto, ela é recomendada apenas para adultos acima de 18 anos.


O recomendado é que a dose máxima diária de licopeno seja de 20 miligramas.


Lycopeno engorda?


Lycopeno não engorda, pois, seu valor energético é irrelevante. Não possui calorias.


Apenas homens devem usar Lycopeno?


Não. Lycopeno pode ser usado por homens e mulheres. Apesar de ser conhecido como um nutriente que auxilia na saúde masculina, especificamente à próstata, ele também auxilia na prevenção de doenças cardíacas e no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.


Dessa forma é benéfico para a saúde do organismo na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial

#alho, #antioxidante, #cálcio, #century, #collagen, #CompletaVocê, #coq10, #habitossaudaveis, #healthylifestyle, #magnesio, #maissaude, #melhoraeprolongaavida, #multivitaminico, #omega, #omegavegetal, #prevenção, #reeducaçãoalimentar, #saudeebemestar, #sejasaudavel, #suplementaçãonutricional, #suplementos, #vidasaudavel, #vitaminac, #vitaminas, #Vitgold, #vitgoldbrasil

Posts recentes

Ver tudo