BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Entenda porque sua pele precisa do Ácido Hialurônico.

Atualizado: há 16 horas

O cuidado da pele é uma das grandes preocupações, não só das mulheres, mas de homens também. Isso porque a pele é um dos primeiros órgãos a demonstrar sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez, manchas e desidratação.


No processo de envelhecimento, há uma redução da concentração do ácido hialurônico cutâneo, havendo uma perda da hidratação e menor capacidade de regeneração cutânea. Esse é um processo natural, inerente ao ser humano, mas que pode ser mais acelerado em algumas pessoas decorrente de fatores como: estilo de vida, exposição ao sol, padrão alimentar, presença ou não de doenças crônicas (como diabetes), tabagismo, estresse, entre outros.


O Ácido Hialurônico está presente naturalmente em todo nosso organismo, sendo um importante componente da matriz extracelular. Com o passar dos anos, por volta dos 30, o corpo diminui sua produção, assim, sua reposição se faz necessária para manter a pele jovem e firme, além da lubrificação de olhos e articulações.



Um estilo de vida com hábitos ruins está relacionado ao aumento de estresse oxidativo, e consequentemente ao envelhecimento cutâneo precoce.

Nesse contexto a nutrição pode ser uma grande aliada da saúde da pele e a suplementação é apontada como aliada para a reposição dérmica, cuidando assim de dentro para fora.


A literatura científica aponta alguns nutrientes e compostos que atuam desde as propriedades funcionais da pele até no fornecimento dos componentes da matriz extracelular, auxiliando na redução dos sinais consequentes ao envelhecimento, e o ácido hialurônico tem ganhado grande destaque.


O Ácido Hialurônico está presente naturalmente no organismo e é um importante componente da matriz extracelular. Estando envolvido em muitos processos-chave, como:

- a sinalização, diferenciação e proliferação celular; - manutenção da lubrificação e hidratação; - atuação no metabolismo dos fibroblastos; - reparo tecidual (inclusive, feridas); - preenchimento espacial e organização da matriz extracelular; - além de ter efeito anti-inflamatório, ganhando destaque na nutrição estética.


O que a ciência diz sobre a suplementação com Ácido Hialurônico na pele?


Oe et al. (2017) conduziram um estudo controlado, randomizado e duplo-cego com 60 indivíduos de idade entre 22 a 59 anos e com a presença de rugas, “pés de galinha”, em que avaliaram os efeitos da suplementação de 120mg/dia de ácido hialurônico (HA), com 2 pesos moleculares (2 k ou 300 k) ou placebo, por 12 semanas.


No período do estudo, os grupos de intervenção, com os dois pesos moleculares, apresentaram melhor nível de volume dos sulcos e de rugas do que o grupo placebo, além de menor área com rugas. Após 8 semanas de ingestão, o grupo de HA de 300 k apresentou rugas significativamente diminuídas em comparação com o grupo placebo.


O brilho e a elasticidade da pele melhoraram significativamente após 12 semanas, em todos os grupos, quando comparados ao início do estudo.

Göllner et al. (2017) conduziram um estudo clínico com 20 mulheres, com peles saudáveis e idades entre 45 a 60 anos, de forma a avaliar o efeito da suplementação com uma preparação oral de HA (Ácido Hialurônico) diluída em um concentrado orgânico e fermentado enriquecido com biotina, vitamina C, cobre e zinco, por 40 dias.


Diferentes parâmetros cutâneos foram avaliados objetivamente antes da primeira ingestão, após 20 dias e ao final do estudo. A ingestão da solução de HA levou a um aumento significativo na elasticidade e hidratação cutâneas e a uma redução significativa na aspereza da pele e profundidade das rugas. O suplemento foi bem-tolerado e nenhum efeito colateral foi observado ao longo do estudo.


Quais os benefícios da ingestão do Ácido Hialurônico na forma de cápsulas?

Além de proporcionar uma melhor digestibilidade, a cápsula proporciona uma ótima absorção dos polímeros ativos de ácido hialurônico.

Segundo estudos mostram que a utilização de cápsula também tem uma grande aceitação, prevenindo o envelhecimento, fazendo o reparo dos tecidos e mantendo a elasticidade da pele (Pandey,2016)


A vantagem da apresentação em cápsulas vai além da praticidade de fazer o uso diário. Os métodos via tópica e injetável têm efeito no local aplicado, mas o suplemento estende seus benefícios a todo seu corpo: pele, tecidos, músculos, olhos, cartilagens e articulações. Colaborando para uma hidratação contínua, no estímulo à produção de colágeno e combatendo o envelhecimento precoce.



Qual o benefício dele atrelado a Vitamina E?

A vitamina E é um antioxidante importantíssimo a saúde da pele pois pode atenuar o estresse oxidativo, principalmente devido a sua proteção das membranas celulares contra a lipoperoxidação, processo que causa lesão e morte das células resultando no envelhecimento precoce.

A suplementação oral dessa vitamina deve ser considerada pois estudos mostram uma correlação positiva entre o consumo da forma alfa-tocoferol e a presença da vitamina na pele após determinado tempo de uso. ( Adaptado de : Sartori, 2010.)


Quais os diferenciais do Hyaluronic da Vitgold?

- Alta concentração de ácido hialurônico em relação a outros do mercado. - Presença de Vitamina E, com ação antioxidante, que potencializa efeito antienvelhecimento. - Cápsulas vegetais que promovem boa digestão e absorção dos seus compostos ativos



Se tinha alguma dúvida, agora não resta mais. A nutrição pode te ajudar a ter uma pele mais bonita e saudável. Mas não esqueça, tenha bons hábitos e cuide da sua pele.


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações. Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial


Extraído e adaptado de: https://nutricaoesteticabrasil.com.br/suplementacao-com-acido-hialuronico-modulacao-antiaging-na-nutricao-estetica/

https://www.researchgate.net/profile/Nicole-Pan-3/publication/301445825_Crescimento_Celular_e_Producao_de_Acido_Hialuronico_por_Streptococcus_zooepidemicus_ATCC_39920/links/577ebbe208ae01f736e170ed/Crescimento-Celular-e-Producao-de-Acido-Hialuronico-por-Streptococcus-zooepidemicus-ATCC-39920.pdf

http://34.233.57.254/index.php/uninga/article/view/879/550

http://www.sbq.org.br/sites/default/files/5_Cosmeticos_final2.pdf

http://repositorio.faema.edu.br/bitstream/123456789/2606/1/TCC%20GRETE.pdf

Posts recentes

Ver tudo