BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Entenda a importância do Colágeno Tipo II para suas Articulações.

Atualizado: há 5 dias

Resumo da Matéria:

  • O colágeno é o componente principal da matriz extracelular, componente do tecido conjuntivo, o que mantém a pele, articulações e outros tecidos saudáveis.

  • Existem vários tipos de colágeno, sendo que, o tipo II é o principal componente da matriz da cartilagem articular.

  • A cartilagem articular é encontrada em todas as articulações móveis, como os ombros, joelhos e cotovelos e o colágeno tipo II é o tipo predominante na cartilagem, essencial para a manutenção da rigidez e resistência.

  • O consumo do colágeno Tipo II pode dessa forma, retardar as manifestações articulares, reduzir as dores, melhorar a rigidez e a mobilidade das articulações.


O colágeno é uma proteína estrutural abundante e em humanos, ele compõe um terço do total de proteínas corporais. É o componente principal da matriz extracelular, componente do tecido conjuntivo, o que mantém a pele, articulações e outros tecidos saudáveis.


Conforme o aumento da idade há mudanças que levam à diminuição do colágeno na população em geral. O envelhecimento pode variar de pessoa para pessoa, estilo de vida, doenças atuais e as já estabelecidas, influências genéticas e ambientais.


Além de importante participação na saúde e estética da pele e suas estruturas, o colágeno também é fundamental para a saúde das articulações.

Sabe-se que o colágeno é uma proteína de grande importância para os ossos, tendões, cartilagem, músculos, pele, cabelo e unhas. Existem vários tipos de colágeno, sendo que, o tipo II é o principal componente da matriz da cartilagem articular, um tecido bem organizado com durabilidade notável, mas que o dano pode resultar em dor articular e comprometimento funcional.


A cartilagem articular é encontrada em todas as articulações móveis, como os ombros, joelhos e cotovelos e o colágeno tipo II é o tipo predominante na cartilagem, essencial para a manutenção da rigidez e resistência.


Com o avanço da idade algumas doenças costumam ser frequentes,

como é o caso da osteoartrite (artrose), que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), atinge cerca de 15 milhões de pessoas e é considerada a quarta doença mais diagnosticada.


A artrose é uma doença que compromete as articulações causando desde dor, até limitação e rigidez.

Ela se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”.


Estudos já trazem que a suplementação alimentar tem sido uma opção para a reposição do colágeno e como coadjuvante no tratamento a longo prazo de lesões na articulação do joelho e doenças osteoarticulares, como a artrose.


O consumo do colágeno Tipo II pode dessa forma, retardar as manifestações articulares, reduzir as dores, melhorar a rigidez e a mobilidade das articulações.

Diante disso, enfatizamos a importância de uma alimentação e hábitos de vida saudáveis e consequentemente uma melhora da qualidade de vida.


Complemente sua alimentação com Colágeno Tipo II e traga mais saúde para suas articulações.




Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

Instagram: @vitgoldbrasil e Facebook: @vitgoldoficial




Extraído e adaptado de:

https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502013000100022

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/nutricao/peptideos-de-colageno

http://www.musculacaototal.com.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=6085&mobile=mobile





40 visualizações

A Vitgold oferece uma linha completa de suplementos vitamínicos importados. Presente no Brasil desde 1994, conheça e leve para o seu dia a dia a qualidade que completa você!​

SAC 0800-083-0359

Whatsapp (19) 98257-9265

  • Facebook
  • Instagram

DLW Industria e Comercio Ltda. - CNPJ: 00.302.796/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2019