BLOG VITGOLD

  • Vitgold

Cansaço físico: 4 principais causas e como driblá-lo


O cansaço físico é cada vez mais comum por conta da correria do dia a dia. Com tantas tarefas que temos que desempenhar na rotina fica difícil tirar um tempo para relaxar e descansar o corpo, como deveríamos.


A consequência disso é a fadiga constante e a falta de disposição para fazer até mesmo as atividades simples do cotidiano. Quando isso acontece, é hora de parar e se questionar se não há outro problema por trás disso. Mas você sabe quais são eles?


Neste post, vamos explicar o que pode causar o cansaço físico e o que devemos fazer para evitá-lo. Então, continue a leitura e confira!


O que é o cansaço físico?

O cansaço que temos após fazer um esforço físico moderado a intenso é perfeitamente normal, principalmente, se somos sedentários. O problema realmente começa quando não conseguimos executar exercícios básicos, como andar ou subir um lance de escadas. Os sintomas podem ser: falta de ar, fraqueza muscular, moleza e indisposição.


Nos casos mais graves, as pessoas ficam sem forças até mesmo para pentear os cabelos ou escovar os dentes, por exemplo. Por isso, se você tiver algum sinal de cansaço físico exagerado, deve procurar ajuda médica.


Quais são as causas?

As causas podem ser variadas, desde a carência de vitaminas e falta de atividades físicas, até uma doença mais grave. Portanto, é necessário investigar o que está causando esse cansaço excessivo.


1. Estresse

O estresse é resultado da pressão que sofremos todos os dias para dar conta de tantas tarefas. Com isso, o organismo libera uma série de hormônios responsáveis por deixar o corpo em alerta, mas, com o estímulo constante, gera os cansaços físico e mental.


2. Insuficiência cardíaca

Ela é caracterizada pela ineficiência do coração em bombear o sangue para todo o corpo. Dessa forma, o organismo fica sem energia o suficiente para desempenhar as funções e o esforço físico.


3. Anemia

A anemia é uma doença em que as hemácias — células que transportam o oxigênio no sangue — estão alteradas não fazendo a sua obrigação corretamente. Sendo assim, o organismo tem sua demanda de oxigênio comprometida, ocasionando o cansaço.


4. Distúrbio do sono

É enquanto dormimos que o nosso organismo se recupera da agitação do dia e repõe as energias. As pessoas que sofrem de algum distúrbio do sono, como apneia ou insônia, não têm o descanso que o corpo necessita, resultando na fadiga.


Como driblar o cansaço físico?

Para evitar que o cansaço físico atrapalhe a sua vida, é essencial manter hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, que melhoram o funcionamento do corpo e proporcionam bem-estar, e uma alimentação equilibrada — que fornece todos os nutrientes necessários para o organismo.


Além disso, é importante abandonar os maus hábitos, como o tabagismo e o alcoolismo. Outro ponto é cuidar da saúde, do corpo e da mente, para ter mais qualidade de vida.


O cansaço físico não deve ser ignorado, pois é um sinal de que algo não está bem no organismo. Ele pode ter causas variadas e, por isso, é bom ficar atento aos sintomas e procurar um médico sempre que necessário.


Já que está por aqui, que tal ler o nosso artigo com dicas para ter uma vida mais saudável?


Siga as nossas redes sociais para acompanhar as atualizações.

0 visualização

A Vitgold oferece uma linha completa de suplementos vitamínicos importados. Presente no Brasil desde 1994, conheça e leve para o seu dia a dia a qualidade que completa você!​

SAC 0800-083-0359

Whatsapp (19) 98329-8671

  • Facebook
  • Instagram

DLW Industria e Comercio Ltda. - CNPJ: 00.302.796/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2019