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Afinal, quais as melhores vitaminas para o cabelo?

Atualizado: Mar 10


O cabelo costuma estar entre as partes do corpo que mais recebem cuidados estéticos. Por isso, problemas de queda de cabelo tendem a deixar as pessoas incomodadas. Se você vive isso ou conhece alguém que passa por esse problema, sabe muito bem do que estamos falando.


A boa notícia é que, ao longo da vida, ingerir periodicamente vitamina para cabelo pode contribuir para a manutenção da saúde capilar.


Pensando nisso, no post de hoje, listamos os principais nutrientes que podem ajudar você a manter o cabelo saudável e forte, além de minimizar o potencial de perda. Continue a leitura e saiba mais!

Vitamina A


Todas as células do nosso organismo precisam de vitamina A para se desenvolver com saúde. Isso inclui o cabelo, que é o tecido do corpo humano a apresentar crescimento mais rápido.


Especificamente em relação a ele, esse nutriente ajuda as glândulas da pele a produzir uma substância oleosa chamada sebo, o qual hidrata o couro cabeludo e ajuda a manter o cabelo saudável.


Ter uma alimentação diária deficiente em Beta Caroteno, a vitamina A, pode levar a vários problemas, incluindo a perda de cabelo.

Esse nutriente é encontrado nos seguintes alimentos:

  • batata-doce;

  • cenoura;

  • abóbora;espinafre;

  • couve;

  • leite;

  • ovos;

  • óleo de fígado de bacalhau.


Vitamina C


O dano dos radicais livres pode bloquear o crescimento do cabelo. A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger contra o estresse oxidativo causado por eles.


Além disso, nosso corpo precisa dela para criar uma proteína conhecida como colágeno, que é uma parte importante da estrutura do cabelo.

Entre as boas fontes de vitamina C estão:

  • morangos;

  • pimentões;

  • goiabas;

  • frutas cítricas.


Vitamina E


Semelhante à vitamina C, a vitamina E é um antioxidante que pode prevenir o estresse oxidativo. Em um estudo publicado no US National Library of Medicine, as pessoas com perda de cabelo experimentaram um aumento de 34,5% no seu crescimento após suplementar a alimentação com vitamina E por oito meses.

São boas fontes desse nutriente:

  • semente de girassol;

  • amêndoas;

  • espinafre;

  • abacate.

Zinco

O zinco, assim como a vitamina A, contribui para manter os fios saudáveis e hidratados, pois atua na produção de sebo. Isso ajuda a prevenir alguns problemas capilares comuns, como caspa, dermatite seborreica e queda de cabelo.

Alguns alimentos são ricos em zinco, entre eles:

  • gema de ovo;

  • ostras;fígado;

  • gérmen de trigo;

  • nozes;

  • soja;

  • sementes de abóbora;

  • frutos do mar.

Mesmo mantendo uma alimentação balanceada, nem sempre conseguimos ingerir a quantidade ideal de cada um desses nutrientes. Por isso, a suplementação alimentar tem um papel bastante importante.


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